Voltar a Dança do Leão

Dança do Leão – Estilos

Dança do Leão – Estilos

Os dois tipos mais populares de dança do leão na cultura chinesa, são a do leão nortista e do leão sulista.

 Nortista

    No norte, os leões geralmente aparecem em pares. Leões nortistas geralmente têm pêlo longo e desgrenhado de cor laranja e amarela, com um arco vermelho ou verde na cabeça para indicar se se trata de um macho ou uma fêmea.

    Durante uma apresentação, os leões nortistas assemelham-se a um cão pequinês (2) ou Cão Fu, e seus movimentos são muito realistas. As acrobacias são muito comuns, com proezas como equilibrar-se ou balançar-se sobre uma bola gigante. Leões nortistas às vezes aparecem como uma família, com dois grandes leões “adultos” e um par de “Leãozinhos”. Ninghai, em Ningbo (3), é chamado de “Lar da Dança do Leão” (狮舞之乡) para a variedade nortista.

 Sulista

    Guangdong é o lar da variedade sulista. Acredita-se que os leões chifrudos sulistas sejam Nians.

    O estilo sulista pode ser subdividido em Fut San (Montanha do Buda), Hok San (Montanha do Grou), Fut-Hok (estilo menor que é quase um híbrido de Fut San e Hock San), Chow Gar (estilo menor praticado pelos participantes do estilo de Kung Fu da família Chow) e o Qing Shi (Leão Verde – popular entre os Fujianos/Hokkianos e Taiwaneses).

    Fut San é o estilo que muitas escolas de Kung Fu adoptam. Ele requer movimentos poderosos e resistência quando em espera. O leão torna-se a representação da escola de Kung Fu e somente os estudantes mais avançados podem realizá-la.

    O estilo Hok San é mais comumente conhecido como um estilo contemporâneo. Este estilo combina uma cabeça de leão sulista com os movimentos do leão nortista. O estilo Hok San tenta mostrar um aspecto e movimentos mais realistas, bem como performances acrobáticas. Sua cauda curta é também favorita entre os grupos que fazem o salto da baliza (jong).

    Quando o leão que dança entra numa vila ou jurisdição, imagina-se que ele preste respeito ao templo budista local, em seguida aos ancestrais e finalmente atravesse as ruas para trazer felicidade ao povo. Existem três tipos de leão: o leão dourado, representando vigor; o leão vermelho, representando coragem; e o leão verde, representando amizade.

 Outros tipos de leão

    Três outros tipos famosos de leão são identificados como: Liu Bei, Guan Gong (Kuan Kung) e Zhang Fei. Eles representam personagens históricos na China, e estão referidos no clássico Romance dos Três Reinos:

· O leão Liu Bei tem uma cara amarela, cauda multicolorida e pelagem branca. Ele é descrito como um sábio, usado pelos mestres das escolas de Kung Fu.

· O leão Guan Gong tem uma cara e cauda vermelhas, e pelagem negra. Ele é descrito como o mais nobre dos leões, usado mais comumente em cerimónias.

· O leão Zhang Fei tem cara, cauda e pelagem negras. Ele é descrito como o leão mais agressivo, usado por jovens mestres que desejam provar o seu próprio valor.

 (2) Pequinês

    O pequinês é uma antiga raça de cão miniatura, originária da China. É um cão pequeno, bem equilibrado e valente. O seu aspecto é leonino, é independente e capaz de defender-se. O peso do pequinês varia entre os 2 e 8 kg.

    Estes cães eram os animais de estimação favoritos da corte imperial. Estes animais eram também chamados de cães Fu (ou Fu Lin) pelos chineses, que os reverenciaram representando-os em várias obras de arte. Eram considerados espíritos guardiães, visto que se assemelham ao mítico leão chinês.

 Pekingese
Nome original
Pekingese
País de origem
China