Voltar a Luohan Qigong

Luohan Qigong – Estrutura

Sistema Luohan Qigong – Estrutura

Bagua ou PaKua – LUOHAN QIGONG

Bagua ou PaKua

 Como podemos verificar, o Sistema “SHAOLIN LUOHAN QIGONG” é constituído por Trabalhos (KUNG) e Formas (KUEN).

Os Trabalhos são:

-O sistema de Respiração (6 tipos de respiração)

-Os Sons

-As mãos (Luohan Kei Lun – Chinese Unicorn)

-Posições estáticas

-Exercícios básicos

-Passos de Qigong

-Exercícios de reabilitação com Bastão

-5 Circulos e 6 Energias (Exercícios com bola e bonecos com vasilhas de água)

-Exercícios de trabalho de energia em grupo (Tui Shou)

As Formas são:

Sup Ba Luohan Kuen – “As 18 Mãos de Buda”

    Esta forma trabalha a vitalidade do corpo por meio da realização de alongamentos, fortalecendo os tendões, músculos e ossos (previne a osteoporose). Na sua execução exercitam-se todas as articulações do corpo desde os pés até á cabeça, permitindo grande mobilidade e flexibilidade mesmo com o avançar da idade.

    Trabalha o Chi (energia) de dentro para fora, melhorando sobretudo a nossa estrutura motriz. A respiração é linear e é o movimento que dirige a respiração e a mente.

    Trabalha o JING (essência). A base dos movimentos são os 5 animais de Shaolin: Tigre, Leopardo, Serpente, Dragão e Cegonha. Contudo, a figura de Buda também está presente e, deste modo se evidencia a influencia Budista que este sistema recebeu: os animais do mosteiro Budista (Shaolin) e a representação de Buda.

Siu Luohan Kuen – “Pequeno Buda”

    Nesta forma destaca-se a Respiração. O movimento é dirigido pela respiração, os movimentos são circulares baseando-se no símbolo de Tai Chi (conhecido como “Yin–Yang”). Esta forma trabalha o CHI (energia) fazendo com que esta se mova de fora para dentro e actue directamente sobre os meridianos dos órgãos beneficiando essencialmente estes e as vísceras.

    As posições são relaxadas. Os exercícios são executados em profundo relaxamento o que proporciona ao executante bem estar e tranquilidade.

A sua execução leva cerca de 40 minutos e nela encontramos a influência do Taoismo.

Dai Luohan Kuen – “Grande Buda”

    Os movimentos desta forma executam-se na posição de sentado ou deitado, utilizando diferentes tipos de meditações, respirações, posições de mãos e sons especiais. Com estes exercícios trabalhamos e regulamos o SHEN (espirito).

Algumas das meditações dirigem-se para a regulação das emoções e outras incluem a circulação do sangue através dos meridianos de acupunctura.

    Os braços, a cabeça e o pescoço apenas realizam alguns movimentos e a maioria deles é tão subtil que quase não os conseguimos ver. No exterior é uma forma “quieta” e no interior é de grande actividade e dificuldade.

Tai Jit Kuen

    É constituída por exercícios específicos para regular o Wei Chi (energia protectora) que circula por fora dos meridianos e tem como função proteger o corpo de factores externos que poderão alterar a saúde, tais como: vento, calor, humidade, frio e secura.

    Os movimentos são circulares e de forma espiralada e daí ser designada por Tai Jit (Tai Chi).

    É uma forma que exercita a respiração e a mente e foi desenvolvida pelo Mestre Chen Yiu Chi.

Mo Jit Kuen (Wuchi) – “Grande Vazio”

    É uma forma que trabalha, essencialmente, o estado de “vazio”, de “plenitude”.

Os seus movimentos são executados de uma forma circular em que não se chega a descobrir o inicio e o fim do movimento.

    É uma combinação das formas anteriores, constitui a base do sistema e é considerada como a forma mais complicada e difícil do sistema Choy Lee Fat e a expressão máxima nas artes marciais.