O Projeto científico “Cinturão dos Valores” é um projeto que como salientam os responsáveis do projeto Dr. Alberto Rocha e o Dr. Emílio Ferreira, “afirma a ética como eixo estruturante da prática desportiva, promovendo a integridade, a justiça e o bem-estar dos atletas. Valoriza o desenvolvimento moral, a consciência ética e a construção de um desporto mais responsável, inclusivo e humanizado”.
Este projeto será implementado em Arouca ao longo ano desportivo 2025/26 e é uma iniciativa com base científica e pedagógica promovida pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas e pela Escola de Arouca da Associação de Choy Lee Fat do Porto e nele participará um grupo de atletas aronquenses, com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos de idade.
É um projeto piloto que pretende servir de modelo para implementação noutras estruturas e outras associações, tendo como objetivos os acima citados, numa abrangência que implica os atletas, os familiares, os treinadores e os dirigentes desportivos.
A sessão de apresentação do projeto decorreu em Arouca, no dia 21 de Junho de 2025 e destinou-se ao grupo de atletas participantes, aos pais e treinadores. Deu-se início formal do processo de implementação do Projeto “Cinturão dos Valores” (PCV), com a apresentação dos intervenientes no projeto: 13 atletas, dirigentes e responsáveis técnicos e a exposição teórica introdutória sobre os fundamentos e princípios do PCV.
É com satisfação e orgulho que estamos neste projeto pioneiro que coloca a ética no centro da prática desportiva, mas também pretende ser uma formação para todos os contextos e para a vida.

