Decorreu durante os dias 20 a 26 de Agosto de 2012, o 1º seminário da Chinese Health Qigong Association para treinadores europeus, em Bruxelas/Bélgica.
Contou com a presença de cerca de 83 instrutores europeus que representaram os seus países perante a Chinese Health Qi Gong Association, dos quais destacamos a presença de dois Portugueses, Jorge Teixeira, da Associação de Choy Lee Fat do Porto e Diogo Sant’Ana, da Escola She-Si.
O programa foi constituído por componentes prática e teórica. Da abertura do seminário constou uma preleção onde foi apresentado um documento com a temática “Quais os requisitos para poderem ser bons treinadores de Health Qigong?”
No que consiste à parte prática a primeira forma transmitida foi à Health Qigong DA WU, pelo Prof. Lei Bin, um dos mais graduados professores da Chinese Health Qi Gong Assotition.
A segunda forma ensinada foi a Health Qigong Yi Jin Jing, pelo Prof. Shi Aiqiao.
A terceira forma lecionada foi a Health Qigong Ma Wang Dui Yin Shu, pelo Prof. Wang Zhen, presidente do Museu Nacional de História Militar Chinesa de Xangai (o maior museu da China) e responsável pela equipa que recriou a Mawangdui (sítio arqueológico localizado em Changsha), através da seda original.
Todas estas formas transmitidas foram apresentadas seguindo o mesmo processo:
- Introdução a forma
- Treino dos movimentos
- Ilustração da forma, benefícios, trabalho especifico dos meridianos, aplicação na medicina chinesa, etc. …
- Execução de todos os pormenores feitas pelos professores.
- Exame de cada forma
Sr. Wang Lan, vice presidente da Chinese Health Qigong Association
O Vice-presidente Jorge Teixeira e o treinador Diogo Sant’Ana representaram a Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas, neste Seminário, promovido pela Associação Chinesa de Qigong para a Saúde – Chinese Health Qigong Association. Na cerimónia de encerramento deste evento, estes dois delegados foram convidados a discursar para partilhar com os restantes países a experiência adquirida no atual modelo de Formação de Treinadores, vigente em Portugal.
Considerado como um modelo a seguir, a delegação da Associação Chinesa de Qigong para a Saúde louvou o trabalho da FPAMC na promoção do Qigong para a saúde, bem como a qualidade destes dois treinadores.