Dança do Leão – História
O leão é tradicionalmente considerado como uma criatura guardiã, em muitas culturas asiáticas. Ele é representado na tradição budista como a montaria de Manjusri (1). A dança do leão é realizada em muitas culturas asiáticas, incluindo China, Japão, Vietname, Coreia, Taiwan e Tailândia, entre outros, cada país possuindo seu estilo e propósitos próprios.
A dança do leão é especialmente popular na cultura chinesa, com uma história que remonta a mais de mil anos. Existem vários estilos de dança do leão, mas a mais popular são a nortista e a sulista.
A dança nortista é originária das regiões setentrionais da China, onde era usada para o entretenimento da corte imperial. O leão nortista é geralmente de cor vermelha, laranja e amarela (às vezes com pelagem verde para a leoa), é de aparência desgrenhada e têm uma cabeça dourada. A dança nortista é muito acrobática e é realizada principalmente como entretenimento.
A dança do leão sulista é de natureza mais simbólica. É realizada, geralmente, como uma cerimónia para exorcizar espíritos maléficos e para invocar sorte e felicidade. O leão sulista exibe uma vasta variedade de cores e tem uma cabeça peculiar com grandes olhos, um espelho na testa e um chifre único no centro da cabeça.
(1) Manjusri
Mañjuśrī (chinês: 文殊 Wenshu ou 文殊師利 Wenshushili; japonês: Monju; tibetano: Jampelyang), também grafado Manjushri e Manjughosha, é o bodhisattva da consciência perspicaz no Budismo. Discípulo do Buda histórico Shakyamuni, ele representa sabedoria, inteligência e realização, e é um dos mais populares Bodhisattvas depois de Avalokiteshvara (chinês: Guan Yin).
Juntamente com Shakyamuni e seu colega discípulo Samantabhadra, forma a trindade Shakyamuni (japonês: Sanzon Shaka). Manjusri é um dos Oito Bodhisattvas da Sabedoria e um dos Treze Budas japoneses. No Budismo tibetano, ele é representado por vezes, numa trindade com Avalokiteshvara e Vajrapani.
Manjusri é mencionado em muitos sutras do Mahayana, particularmente o Sutra Prajnaparamita. O Sutra do Lótus lhe designa um paraíso chamado Vimala, o qual, de acordo com o Sutra Avatamsaka está localizado no leste. Sua consorte, em algumas tradições, é Saraswati.
No Budismo tibetano, Manjusri é uma deidade tântrica meditacional ou Yidam e é considerado um Buda totalmente iluminado.
Bodhisattva Manjusri (Wenshu Pusa) conforme representado