Sistema Luohan Qigong – Sistema
O estilo de Kung Fu Choy Lee Fat inclui na sua estrutura a prática e o ensino do seu próprio sistema de Chi Kung, denominado Sistema “Shaolin Luohan Qigong”. Este é um sistema que faz parte integrante do estilo Choy Lee Fat e era ensinado como método secreto e exclusivo da família para prevenir e tratar doenças.
Actualmente, graças a Chen Yong Fa (tataraneto de Chen Heung), este sistema foi dado a conhecer fora do âmbito da família e é ensinado como método terapêutico e preventivo com grandes benefícios para a saúde.
O Sistema “SHAOLIN LUOHAN QIGONG” é um sistema completo com métodos de regulação da respiração, movimentos específicos e meditação. É, assim, formado por um conjunto de exercícios que trabalham o corpo físico e o corpo energético.
Neste sistema há dois aspectos importantes a considerar:
Os movimentos
Em “Luohan Chi Kung” trabalham-se todas as articulações do corpo, desde os dedos dos pés até à cabeça (tornozelos, joelhos, cintura, coluna vertebral, ombros, cotovelos, pulsos…), o que permite manter uma grande mobilidade e flexibilidade no decorrer dos anos de vida.
“Dobradiça que se move não se oxida, ou água que não corre apodrece”. (Hua To, médico da dinastia Han, 25-225 d.C.)
Mecanicamente, os movimentos de “LuohanChi Kung” estimulam a função dos orgãos (pulmões, estômago, fígado, intestinos, rins, etc.) quer seja através das torções, giros ou compressões, ou de uma maneira mais subtil como a massagem que o diafragma realiza às visceras no seu movimento de subida e descida durante a inspiração e expiração
Aspecto energético
O “Luohan Chi Kung” cumpre com todas as funções preventivas e terapêuticas de um completo sistema de Chi Kung, trabalhando sempre dentro dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Estirar e massajar os meridianos, trabalhando as Portas de Energia, os Dantiens, o Sanjiao, os Três Tesouros (Chi ou energia, Jing ou essência, Shen ou espírito), com vista ao restabelecimento do equilíbrio energético, à livre circulação da energia por todo o corpo e ao fortalecimento do mesmo, proporcionando um bom estado de saúde e aumentando a longevidade de uma forma natural.
A este nível, no sistema “Luohan Chi Kung”, para a regulação da Energia Vital, temos que ter em conta a Postura e movimento, a Respiração e a Actividade da Mente.
A Postura e Movimento
É uma área importante que influencia toda a nossa vida quotidiana. Os diferentes exercícios de Chi Kung, executados correctamente, alertam para uma postura correcta, além de que estes estão associados ao desenvolvimento da energia interna do corpo. Nessa execução devemos ter em atenção a postura do corpo e a maneira como ele se move, ou seja, a forma como podemos conduzir a energia até aos meridianos.
A Respiração
Todos os exercícios utilizam a respiração para dirigir o fluxo de energia vital ao longo dos meridianos, no entanto cada um tem características diferentes e pode ser utilizado separadamente conforme a função e órgão a que se destina ou em séries também elas mais dirigidas para o trabalho de diferentes aspectos.
A Actividade da Mente
Nos exercícios de Chi Kung a actividade da Mente é extremamente importante. Através dele podemos conduzir e dirigir o fluxo de energia, contribuindo para a manutenção da saúde em geral.