BONECOS

    O sistema de Kung Fu Choy Lee Fat recorre a uma panóplia de utensílios de combate e mecanismos de treino. No primeiro podem incluir-se as múltiplas armas e nos segundos os diferentes bonecos. São 19 os bonecos criados por este sistema de Kung Fu e cada um foi construído com objectivos próprios e específicos.

     O mais conhecido de todos os bonecos de madeira do Choy Lee Fat, é o Ching Jong (Ching, significa contrapeso e Jong, mecanismo de treino). Este é, sem dúvida o mais popular de todos os bonecos  e é denominado por este nome porque possui um mecanismo que se assemelha a um contrapeso, em que uma extremidade se pode levantar ou descer para balançar o índice do peso do equipamento.

Características e possibilidades do Ching Jong

    O Ching Jong (manequim de contrapeso) é feito de um tronco grande, pesado que é fixo ao solo. Tem três braços e um pé que se projectam na parte da frente do tronco.

    Um braço de madeira longo na parte superior que é móvel e que permite um jogo na linha vertical. Este braço tem uma secção curta que sai pela parte traseira na qual, antigamente, se pendurava um peso de metal que servia de contrapeso e que, actualmente, foi substituído por uma mola que é usada com a mesma finalidade. Este contrapeso permite mais tarde ao praticante de Choy Lee Fat, ao bloquear e ao bater, baixar o braço dianteiro longo com um movimento descendente autêntico, dado que o braço móvel retorna ao ponto inicial. Foi, certamente, este braço superior que deu o nome ao boneco (ou manequim).

    Ching Jong tem outros dois braços na secção média. Estes são menores do que o superior e são fixos no corpo do boneco de maneira de modo a possibilitarem um movimento mais pequeno e que permita aplicar outro tipo de golpes (bloqueios). São usados para praticar bloqueios e simular ataques de altura média. Na secção baixa o Ching Jong tem um pé recto que faz um ângulo descendente para a parte externa. Este pé inferior é muito útil para praticar técnicas de varrer (varrimentos).

    Aparentemente o Ching Jong pode parecer semelhante a outros bonecos de madeira do Kung Fu (como o Mook Jong de do estilo Chun), não obstante, neste outro caso o boneco ter dois braços superiores pequenos e um comprido na secção média, ao contrário do Chin Jong. Uma outra diferença no que diz respeito a outros bonecos, este também do Choy Lee Fat, é que o Ching Jong é feito de um tronco quadrado, ao passo que outros bonecos são geralmente feitos em troncos com parte debaixo do corpo redondo.

    Às vezes na sustentação da cabeça do Ching Jong é acrescentada uma barra horizontal onde é suspensa uma placa de metal (de 17,0 cm) que gira quando é socada. Este movimento giratório simula um oponente que aplica um soco numa trajectória circular. O aprendiz que usa o boneco de madeira com este acessório logo desenvolve os reflexos necessários para evitar este tipo de ataques.

    Num boneco normal Ching Jong são colocados sete revestimentos pequenos (sacos) cheios de areia, ou algum material similar (ervilhas secas) que ficam localizados a três níveis e que permitem treinar com força e exactidão o exercício apropriado. Frontal superior que fica situado ao nível da cara, um outro abaixo deste no centro, um terceiro ao nível inferior frontal, e mais um em cada parte lateral de ambos os níveis superior e médio. Estes revestimentos são usados para praticar os exercícios com força e simultaneamente preparam as mãos do praticante quando aplica neles os fortes golpes.

    A altura mais aconselhável de um Ching Jong estará a uma altura média da pessoa quando está na posição de cavalo quadrado (Sei-Ping-Ma), embora também seja possível ser construído uns centímetros mais alto. A barra horizontal quando aplicada, aumentará também um pouco a altura final do boneco.

Mas, realmente, que propriedades fazem do boneco de madeira um dos melhores recursos para o treino da luta, ao lado do combate usual corpo a corpo com o companheiro da “carne e do osso”?

bonecos

As principais vantagens do seu uso são:

     a) Existência de um dispositivo automático de entrada que permite ao estudante julgar a distância e o objectivo da zona que pretende golpear, porque o boneco permanece imóvel ao nível do solo, possibilitando-lhe treinar o melhor ângulo e a aproximação mais adequada.

     b) Apesar do boneco não responder aos ataques de uma forma realística (somente as partes móveis se deslocam), e por isso não constituir uma sustentação grande para controlar o tempo de reacção, em contrapartida, o boneco de madeira supõe uma resistência contínua às partes do corpo que treina, absorvendo sem dificuldade nem repercussões negativas no organismo, embora seja realizada com força total. Numa fase do treino, como aquela que procuramos obter no plano ideal, a aplicação total da força e da energia não seria possível aplicar no companheiro.

     c) Uma terceira razão importante para praticar com o Ching Jong reside no facto deste fornecer ao artista marcial um método excepcional de preparar seus braços, pulsos, cotovelos, dedos, palmas, punhos e pés. Os revestimentos fortificam os punhos e as mãos da garra do praticante, visto que os braços do boneco endurecem seus próprios braços e suas palmas quando são efectuadas as defesas (bloqueios) com os braços e com os pés, utilizando-se os pontapés às extremidades inferiores (pé obliquo, parte baixa do tronco).

     d) Embora o boneco seja basicamente um objecto estático, o trabalho dos pés usados apela à inclusão de todos os movimentos e posições de Choy Lee Fat. Dado o boneco ser equipado com revestimentos em partes específicas do tronco, o artista marcial pode mover-se em três sentidos ao nível do solo (horizontalmente longitudinal e diagonalmente) e praticar todos os deslocamentos com um grande ângulo de acção na altura de fazer as técnicas diferentes de bloqueio e de ataque. O Ching Jong treina o estudante para se mover dum lado ao outro, dentro e para fora. Os movimentos alternam entre golpes em cima e em baixo, as técnicas de longa e curta distância na linha com o fluxo do yin e do yang. Um contrapeso entre o yin e o yang, movimentos e golpes macios e duros, lentos e rápidos são essenciais para um kung-fu bom.

     e) Também no que reporta ao desenvolvimento dos exercícios e às diferentes técnicas diferentes de punhos, blocos e pontapés do estilo, o Ching Jong é oferecido como um suporte que permite treinar a grande maioria deles. Os estudantes sempre poderão experimentar os exercícios no seu professor, mas a técnica no boneco supõe um rival com quem se pode praticar com toda a dureza. Embora o estudante deva aprender exercícios fora do boneco de madeira, a posterior aplicação neste constitui um método altamente eficaz que o permite – com a instrução correcta de seu professor – aplicar de uma maneira apropriada a força e o poder. Com ele chegará um conhecimento aprofundado e real de Kung Fu e aquele permitirá que confronte com confiança e rigor o combate real corpo a corpo. É verdade que o Ching Jong não faz ataques, mas ajuda preparar-se para eles.