CAMPEONATOS NACIONAIS DE WUSHU / KUNG FU SANDA e QINGDA 2012

        A Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas em parceria com a Associação Portuguesa de Shaolin – Shaolin-Si, organizou os CAMPEONATOS NACIONAIS DE WUSHU/KUNG FU (SANDA E QINGDA) SENIORES e ESPERANÇAS 2012, no dia 28 de Outubro, no Pavilhão Paulo Pinto, em S. João da Madeira.

CELSO OLIVEIRA VICE CAMPEAO SANDA 1         Estiveram presentes 8 dezenas de atletas, em representação de 9 Associações (AKFM – Associação de Kung Fu do Minho, AJGZW – Associação. Juvenil Gzero Wu-Shu, AHSGM – Associação Hung Sing Gwoon do Minho, ACLFP – Associação de Choy Lee Fat do Porto, EAMCS – Escola de Artes Marciais Chinesas She-Si, ASKFA – Associação Shaolin de Aveiro, ADLI – Associação Desportiva Lutador Incansável, APW – Associação Portuguesa de Wu-Shu, e APSS – Associação Portuguesa de Shaolin – Shaolin Si).

Longo foi o dia que se iniciou pelas 9 horas e só terminou pelas 23 horas. Foram efetuados 32 combates de Qingda e 22 combates de Sanda.

Em representação da Associação de Choy Lee Fat do Porto, estiveram 6 atletas que obtiveram as seguintes classificações:

ESPERANÇAS Qingda:
António José Serdoura Martingo – 2º lugar (Infantis -36Kgs)

Carlos Sérgio Brito Henrique – 2º lugar (Infantis -42Kgs))

Lucas Eduardo Gomes Costa Melo – 2º lugar (Infantis -45Kgs))

António Pedro Bastos Pereira – 2º lugar (Iniciados -42Kgs)

CAMPEONATOS NACIONAIS

 

SENIORES Sanda:

CAMPEONATO NACIONAL SANDA 2012 5 Rui Filipe Brandão Chaves – 3º lugar – (Seniores -75Kgs)

CELSO OLIVEIRA VICE CAMPEAO SANDA  Celso Manuel Macedo Oliveira – Vice-campeão Nacional (Seniores -85Kgs)

         De sublinhar o aumento de atletas participantes e o numeroso público presente, reveladores, entre outras coisas, do interesse crescente na modalidade. Estão de parabéns os atletas, os treinadores, as associações e a federação pelo trabalho efetuado.

Mas se é importante salientar os aspetos positivos, de igual modo o é apontar o que consideramos ser necessário alterar no futuro. Desde logo ao nível da organização, o elevado número de participantes (materializado nos 54 combates efetuados), coloca a necessidade de efetuar, separadamente, numa 1ª Fase os Campeonatos Nacionais de Qingda (Seniores e Esperanças) e numa 2ª Fase os Campeonatos Nacionais de Sanda (Seniores e Esperanças). Também ao nível da competição na vertente Qingda, a especial atenção para a necessidade da aplicação das regras de Qingda em vigor, estabelecidas pelo Regulamento das Provas de Qingda, aprovado em Direção FPAMC em 15/12/2010.