Quatro atletas arouquenses, António Martingo, Clara Santos, Inês Carvalho e Miguel Azevedo integraram a seleção portuguesa, sob a égide da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas – UPD, no 5º Campeonato Europeu de Wushu Tradicional, que se realizou de 24 de abril a 2 de maio de 2019, no “Moscow Wushu Palace” de Moscovo, na Rússia.
O atleta Miguel Azevedo conquistou a medalha de Bronze na categoria de Punhos, um honroso 4º lugar na categoria de armas longas e 7º lugar em armas curtas.
Clara Santos conquistou o título de Campeã da Europa deKung Fu Tradicional, ao vencer uma medalha de ouro na categoria de Punhos. Obteve ainda o 6º lugar na categoria de armas curtas e o 6º lugar em armas duplas.
Inês Carvalho, que participou pela primeira vez numa competição internacional, teve uma ótima prestação nas três formas que executou, tendo obtido um honroso 8º lugar, com a mesma pontuação do 6º lugar e apenas 0,09 pontos da medalha de ouro. Obteve ainda, dois 10ºs lugares, nas categorias de armas curtas e armas duplas.
António Martingo que competiu na vertente de combates – Qindga – teve uma participação positiva que lhe permitiu a aquisição de uma experiência competitiva indispensável para quem pretende ganhar no futuro. Sendo a sua primeira internacionalização não foi além da fase eliminatória perdendo com o seu congénere croata.
Foram vários os momentos de emoção para quem presenciou as provas em direto pela televisão interativa EWUF TV, mas sobretudo para quem vivenciou as subidas ao pódio e ouviu tocar o hino nacional.
Neste 5º Campeonato da Europa, organizado sob a chancela da European Wushu
Federation (EWUF), única entidade responsável pela atribuição de títulos europeus na modalidade Wushu/Kung Fu, estiveram presentes 800 atletas, em representação de 27 países.
A seleção nacional voltou a fazer história ao conquistar 6 medalhas de ouro, 5 de prata e 13 de bronze.
Os atletas gostariam de agradecer a todos os patrocinadores e entidades que contribuíram para a participação no evento, à Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas, aos seus treinadores, família, amigos e todos aqueles que os apoiaram antes, durante e após a competição. A todos, muito obrigada.