Realizaram-se, no dia 23 de Novembro, no Pavilhão Paulo Pinto – S. João da Madeira, os CAMPEONATOS NACIONAIS DE WUSHU/KUNG FU (SANDA E QINGDA) SENIORES e ESPERANÇAS 2013.
Os sistemas de combate Qingda e Sanda, são sistemas de combate que se disputam numa plataforma de (8X8m), divididos em 2 rounds, com a duração de 2 minutos cada. Nestes combates é permitido contacto com o adversário, com a aplicação de golpes de braços, golpes de pernas e projeções. O primeiro sistema foi criado para atender à maioria dos atletas iniciados e nele não é permitido o uso de força total; o Sanda destina-se a atletas maiores de 17 anos e nele é permitido contacto total, só havendo interrupções se o árbitro central assim o entender.
Estiveram presentes cerca de uma centena de atletas, em representação de 13 Associações oriundas de diferentes partes de Portugal e da Ilha da Madeira (AHSGM – Associação Hung Sing Gwoon do Minho, APW – Associação Portuguesa de Wu-Shu, AKFM – Associação de Kung Fu do Minho, ADWJS – Associação Desportiva de Wushu Jing-She, AJGZW – Associação. Juvenil Gzero Wu-Shu, ACLFP – Associação de Choy Lee Fat do Porto, EAMCS – Escola de Artes Marciais Chinesas She-Si, ASKFA – Associação Shaolin de Aveiro, AW – Associação Wuxing, AACOFS – Associação de Artes e Culturas Orientais Força dos Sentidos, CKFHL – Clube de Kung Fu Hong Long, AAMYP – Associação de Artes Marciais Yang Portugal e APSS – Associação Portuguesa de Shaolin – Shaolin Si).
O dia de prova iniciou-se pelas 8 horas e só terminou pelas 23 horas. Foram efetuados 79 combates, o que significou um enorme acréscimo de competidores. Quando comparado com o campeonato do ano anterior, foram efectuados mais 20 combates, o que é revelador do interesse crescente pela modalidade.
Em representação da Associação de Choy Lee Fat do Porto, esteve o atleta arouquense, António José Serdoura Martingo que numa final equilibrada e bem disputada, acabou por ser derrotado aos pontos, ficando com o título de Vice-campeão nacional 2013, no escalão sub-12.
De salientar o numeroso público presente e enaltecer o desportivismo com que decorreu toda a prova. Estão de parabéns os atletas, os treinadores, as associações e a federação pelo trabalho efetuado.