CURSO DE FORMAÇÃO DE CHOY LEE FAT

“Mui Fa Danh Do – Forma de Sabre da Flôr de Ameixoeira” e “Sar Bao Jong – Punho de Saco Móvel”

Nas instalações do Complexo Desportivo Municipal de Arouca decorreu, no dia 21 de Janeiro de 2023, o Curso de Formação de Choy Lee Fat. Este foi promovido pela Associação de Choy Lee Fat do Porto e destinou-se aos atletas da Associação.

O programa contemplava a aprendizagem de uma forma de sabre ou a forma de saco de areia. Assim, a dezena e meia de atletas participantes, foi dividida em dois grupos, sendo que um grupo se dedicou à aprendizagem da forma de Sabre: “Mui Fa Danh Do – Forma de Sabre da Flôr de Ameixoeira”; e um outro grupo de nível mais avançado, esteve a aprender a forma de Saco de areia móvel: Sar Bao Jong – Punho do Saco Móvel”.

Algumas notas sobre o Sabre, começam por referir que esta arma “Danh Do” ou sabre, é uma arma de médio alcance com uma lâmina de um só gume, ao contrário das espadas que possuem dois gumes. Caracteriza-se por usar movimentos de cotovelo e ombro para cortar, cortar, fatiar e arquear. No caso da forma de sabre da flor da ameixoeira evidencia-se esta circularidade, quer nos movimentos para cortar como para defender.

De referir que as armas devem ser uma “extensão” do lutador. A arma e lutador devem ser uma e única coisa, ambos compatíveis e ambos em perfeita harmonia e sincronia: habilidade, energia e espirito.

No que se reporta ao “Sar Bao Jong ou boneco de saco de areia móvel” é de referir que este é o primeiro boneco móvel de nível primário aprendido. Ele ensina a velocidade e reação do aluno, bem como o tempo. Ao executar as técnicas de mão, concentra-se no alinhamento do pulso. O pulso é importante porque se o pulso não estiver alinhado com a mão, ele dobrará ao entrar em contato com o saco de areia. Isso também se aplica ao tornozelo ao pontapear. Também ensina o trabalho de postura do aluno, pois à medida que o saco passa por seu movimento pendular, o aluno deve ser capaz de controlar o saco pesado no balanço de retorno, caso contrário, a força do saco ao retornar irá deslocar ou até desenraizar o aluno. As técnicas de mão e perna devem ser executadas com precisão. A precisão é aplicada aos pontapés porque se o saco for pontapeado para fora do centro, fará com que o mesmo gire, impedindo que o aluno consiga executar o próximo conjunto de movimentos. Velocidade, reação e compreensão de como fazer a ligação com o saco são muito importantes, pois se muito lento limitará a quantidade de espaço antes que o saco retroceda e possa ser contra-atacado. O Sar Bao Jong ensina força e equilíbrio de pés, mãos e cotovelos de luta rápida.

Esta formação foi ministrada pelo Mestre Internacional Jorge Teixeira, coadjuvado pelos treinadores Miguel Carvalho e Miguel Azevedo, e teve a duração de 6 horas.

Mais uma vez, se revelou o empenho e dedicação de todos os participantes. E, mais uma vez, um agradecimento à Câmara Municipal de Arouca pela colaboração na cedência das instalações.