Kung Fu, traduzido literalmente, significa “habilidade”, “tempo”, “mestria”, “treino”, “disciplina”, ou seja, aplica-se a qualquer coisa bem feita, algo que se consiga com o tempo. Um pintor quando pinta um quadro, um escritor quando escreve um livro, ou um cozinheiro quando faz um a boa comida, realizam Kung Fu. O termo Kung Fu Choy Lee Fat, por exemplo, significará o trabalho realizado (com tempo) ou a mestria conseguida na arte do Choy Lee Fat.
O nome correcto seria Kuo-Shu ou Wu-Shu.
KUO-SHU – significa literalmente “arte nacional”. Tem como fundamento as artes tradicionais de combate e pertence à escola central de Kuo-Shu (Chou Jian Kuo Shu Gwoon).
WU-SHU – significa literalmente “arte marcial”. Depois da subida ao poder, por volta de 1949, Mao Tsé Tung promoveu a cultura física e o desporto para benefício da saúde. Em 1955, o comité de cultura física e desportos efectuou pesquisas, juntando os mais populares mestres da escola central de Kuo-Shu. Os estilos mais populares foram seleccionados e os melhores movimentos escolhidos, nascendo assim uma arte marcial estandardizada que se divulgou em todo o país, num programa obrigatório em escolas, institutos e colégios.
Esta nova arte é baseada sobretudo em extraordinários movimentos acrobáticos e ginásticos, perdendo-se o real sentido do combate.