CURSO DE FORMAÇÃO DE CHOY LEE FAT/ 2021

Pin Jiang Kuen – Punho cotovelo da Alavanca” e “Hung Ying CheongLança da Barba Vermelha”

Marcado, ainda, pelas contingências provocadas pela pandemia Covid-19, realizou-se no dia 11 de dezembro de 2021, nas instalações do Pavilhão Desportivo da ESA – Arouca, mais um Curso de Formação de Choy Lee Fat, promovido pela Associação de Choy Lee Fat do Porto e destinado aos atletas da Associação.

Inicialmente inscritos mais de duas dezenas de atletas, apenas foi possível a participação de 12 atletas, por obrigatoriedade de confinamento dos restantes.

Esta formação, mais uma vez ministrada pelo Mestre Internacional Jorge Teixeira, contou a colaboração dos treinadores Miguel Carvalho e Miguel Azevedo e teve como principal objectivo a aprendizagem de uma forma de Punhos (destinada a atletas que ainda estão a aprender uma forma de punhos) e uma forma de Lança (destinada a atletas que já sabiam pelo menos uma forma de armas longas).

Assim, ao primeiro grupo foi ensinada a forma de Punhos: “Pin Jiang Kuen – Punho cotovelo da Alavanca”; e ao segundo, de nível mais avançado, leccionada a forma de Lança: “Hung Ying CheongLança da Barba Vermelha”.

O curso teve uma breve explicação teórica sobre as formas que iriam ser ensinadas, seguindo-se a aprendizagem das formas com exercícios isolados, passando posteriormente, a sequências de exercícios.

Esta metodologia, utilizada ao longo de todo o dia, permitiu o ensino das formas conforme o estabelecido no programa.

Ficou o primeiro contacto com as formas, com o desejo que estas sejam trabalhadas, aperfeiçoadas e transformadas em Arte.

Mais uma vez o agradecimento à Câmara Municipal de Arouca pela colaboração na cedência das instalações.

Também sob o signo das limitações impostas pela pandemia, realizou-se no final do curso de formação, um jantar/ convívio de Natal, no já conhecido “Café da Portela” – Arouca.

Como habitualmente, aberto a atletas, familiares e amigos da Associação, teve este ano, uma participação muito limitada, conforme se pode inferir pelas circunstâncias do momento vivido. Ficou o desejo para que no próximo ano já se possa festejar na plenitude estas ocasiões de partilha e convívio.